Lombalgia
A lombalgia é a dor que acontece na região lombar, que é a parte final das costas, e que pode ser acompanhada ou não por dor nos glúteos ou pernas, o que pode acontecer devido à compressão do nervo ciático, má postura, hérnia de disco ou artrose na coluna, por exemplo.
A dor na lombar costuma melhorar após alguns dias de sintomas, no entanto caso seja persistente ou seja acompanhada por outros sintomas é importante que o ortopedista seja consultado para que seja possível identificar a causa e ser recomendado o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de anti-inflamatórios, analgésicos e, em alguns casos, sessões de fisioterapia para ajudar a aliviar os sintomas
Causas
A lombalgia pode se desenvolver decorrente da má postura, deformidade anatômica ou de trauma local, mas nem sempre é possível descobrir a sua causa, e pode surgir em todas as idades, afetando igualmente homens e mulheres. Algumas situações que favorecem a dor no final da coluna são:
- Esforços repetitivos;
- Pequenos traumas, como queda;
- Sedentarismo;
- Postura inadequada;
- Artrose da coluna;
- Osteoporose na coluna;
- Síndrome miofascial;
- Espondilolistese;
- Espondilite anquilosante;
- Artrite reumatoide.
Além disso, o excesso de peso também pode favorecer o desenvolvimento da lombalgia, uma vez que nesse caso há alteração no ponto de gravidade, maior flacidez e distensão do abdômen, favorecendo a dor.
Sintomas
De acordo com a duração dos sintomas, a lombalgia pode ser classificada em aguda, quando surgiu há menos de 6 semanas, e crônica, quando está presente por mais de 12 semanas. Independentemente do tempo de duração, os principais sintomas relacionados com a lombalgia são:
- Dor no final da coluna;
- Contratura e tensão muscular aumentada na região;
- Incapacidade de ficar sentado ou em pé por muito tempo, sendo necessário buscar novas posições para ficar sentado, dormir ou caminhar.
Além disso dependendo da causa da lombalgia, podem surgir sintomas mais específicos, como dor que irradia para os glúteos e pernas, dificuldade para caminhar e dor ao respirar, por exemplo. Assim, é importante que a pessoa com lombalgia procure o ortopedista quando os sintomas demoram para melhorar, pois dessa forma é possível ser feita uma avaliação e ser indicado o tratamento mais adequado.