O projeto Coluna Reta, serviço de triagem contínua de crianças e adolescentes para prevenção e diagnóstico precoce da escoliose idiopática, vai completar um ano em julho e além do trabalho nos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), a equipe do projeto, também percorre as escolas de Volta Redonda-RJ, em ações pontuais sob minha supervisão para fazer a captação do público-alvo, que irá passar pela avaliação médica a fim de diagnosticar algum tipo de deformidade postural. Esses estudantes funcionam como multiplicadores levando conhecimento e informação sobre a importância da prevenção. A iniciativa da prefeitura envolve as secretarias de Ação Comunitária (Smac), Saúde (SMS), Esporte e Lazer (Smel) e Educação (SME).
Os casos em que há necessidade de uma avaliação mais minuciosa são encaminhados para a Policlínica da Cidadania, que funciona no estádio Raulino de Oliveira.
No dia 10 de junho, tivemos mais uma etapa de triagem na Escola Municipal Valdir Teles.
Além da triagem, também foi dia de encontro na Prefeitura de Volta Redonda-RJ, grande parceira do Projeto Coluna Reta. Dez pacientes que já passaram pela cirurgia de escoliose idiopática fizeram questão de agradecer pessoalmente o prefeito Neto pelo acesso gratuito ao tratamento e o sucesso do pós-operatório. Mais uma prova de que estamos no caminho certo!